Terapia de reposição hormonal: benefícios, riscos e considerações importantes

Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando informações sobre terapia de reposição hormonal. Afinal, essa é uma jornada que muitas mulheres acabam tendo que enfrentar em alguns momentos da vida.

A menopausa é um dos maiores marcos naturais na vida de uma mulher. Esse momento se caracteriza por trazer consigo uma série de mudanças hormonais que podem desencadear sintomas bastante desconfortáveis, afetando negativamente a qualidade de vida.

É nesse contexto que a terapia de reposição hormonal surge como uma estratégia muito importante para aliviar esses sintomas. Dessa forma, é possível promover o bem-estar físico e emocional das mulheres.

Portanto, se você sabe que vai precisar realizar a terapia de reposição hormonal e está em busca de mais informações, você chegou ao lugar certo!

Vamos falar sobre os principais riscos, benefícios e considerações que devemos levar em conta quando o assunto é TH. Continue acompanhando!

Os benefícios da terapia de reposição hormonal

Cada vez mais, a terapia de reposição hormonal (TH) tem se tornado uma estratégia incrível para as mulheres que enfrentam sintomas complexos e desafiadores associados à menopausa ou a qualquer outro tipo de condição hormonal.

Sabemos que muitas mulheres, em um primeiro momento, se sentem receosas frente a tratamentos que envolvem o uso de hormônios.

Contudo, a TRH é segura. Além disso, se for aplicada em casos que realmente faz sentido, consegue trazer uma série de benefícios para a saúde e para o bem-estar das mulheres.

Então, vamos dar uma olhada em quais são essas vantagens que fazem da TRH um método muito indicado em diversas etapas da vida da mulher:

Alívio dos sintomas da menopausa

Um dos maiores e mais reconhecidos benefícios da TH é a sua capacidade de proporcionar alívio dos sintomas da menopausa como, por exemplo, ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e alterações de humor frequentes.

Isso porque a reposição hormonal, como o próprio nome sugere, pode ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal através da reposição de hormônios.

Dessa forma, consegue aliviar esses sintomas e proporcionar um maior conforto para as mulheres durante essa fase de transição.

Proteção contra a osteoporose

A TRH também é uma grande aliada da saúde óssea feminina, pois ajuda a prevenir a perda de densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose.

Os hormônios sexuais, como o estrogênio, possuem um papel essencial na manutenção da saúde dos nossos ossos.

Neste contexto, a reposição hormonal pode ajudar a compensar a diminuição natural desses hormônios que ocorre durante a menopausa ou quando a mulher possui outras condições hormonais específicas.

Melhora da saúde cardiovascular

Alguns estudos comprovam que a TH pode trazer efeitos positivos para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa.

Afinal, os hormônios sexuais têm um impacto direto no sistema cardiovascular. Então, a reposição hormonal pode ajudar na manutenção da saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Saúde mental

Além dos benefícios físicos, a TH também pode oferecer suporte para a saúde mental. Afinal de contas, ajuda a reduzir sintomas como ansiedade, depressão e irritabilidade que costumam estar associados às flutuações hormonais em certas fases e condições.

Então, a estabilidade hormonal proporcionada pela reposição hormonal contribui para uma melhor saúde mental e do bem-estar emocional das mulheres.

Melhora da qualidade de vida

Considerando todos esses pontos, como a TH reduz o desconforto físico e emocional associado às mudanças hormonais, ela permite que as mulheres tenham uma vida muito mais ativa e feliz, mantendo o seu bem-estar físico, emocional e social nos níveis certos!

Os riscos e potenciais efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal

Embora a terapia de reposição hormonal consiga oferecer todos os benefícios e vantagens que comentamos acima, é muito importante estar ciente dos potenciais riscos e efeitos colaterais associados a essa forma de tratamento.

Na grande maioria dos casos, quando a realização da TH é em conjunto com profissionais qualificados, os seus resultados tendem a ser ótimos.

Mas cada corpo é único. Por isso, como qualquer outro tipo de tratamento, a TRH também conta com alguns riscos e pode gerar efeitos colaterais importantes como, por exemplo:

Risco de trombose

Em alguns casos, a TH pode aumentar ligeiramente o risco de as mulheres desenvolverem trombos sanguíneos, principalmente durante os primeiros anos de tratamento, principalmente na mulheres com histórico pessoal de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, assim como presença de veias varicosas e obesidade.

Risco de câncer

O uso prolongado de TRH pode se associar a um aumento do risco de certos tipos de câncer. Isso inclui, por exemplo, câncer de mama e endométrio. Geralmente para pacientes que já tiveram ou estão em tratamento de Câncer de mama ou  endométrio, a TH não é uma opção. Porém, terapias não hormonais estão disponíveis para tratar fogachos e secura vaginal.

Efeitos negativos na saúde cardiovascular

Ao mesmo tempo que a TH pode ter benefícios cardiovasculares em algumas mulheres, em outras pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e hipertensão arterial, principalmente em mulheres acima de 60 anos. Por isso, é recomendado o uso da menor dose eficaz para o tratamento dos sintomas.

Efeitos colaterais menores

Além dos riscos mais graves, a TH também pode causar uma série de efeitos colaterais menores, como dores de cabeça, náuseas, sensibilidade mamária e retenção de líquidos.

No entanto, esses efeitos costumam ser temporários e desaparecem com o tempo. Porém, eles podem ser bem desconfortáveis para algumas mulheres.

Por conta desses riscos e efeitos colaterais, é indispensável que cada mulher passe por uma avaliação minuciosa e individualizada com um profissional qualificado no assunto.

Afinal, ele está preparado para entender se a TRH é a melhor opção de tratamento e como evitar ou minimizar os riscos.

Considerações importantes antes de optar pela terapia de reposição hormonal

Antes de decidir seguir com a terapia de reposição hormonal, é essencial considerar uma série de fatores que podem influenciar tanto na sua decisão pessoal, como no resultado do seu tratamento.

Por isso, antes de optar por dar prosseguimento com a TH, recomendamos que você leve em consideração os seguintes pontos com o seu médico:

• Avaliação de riscos e benefícios: discuta todos os possíveis efeitos colaterais, como o aumento do risco de câncer de mama, coágulos sanguíneos e doenças cardiovasculares e compare com todos os possíveis benefícios que a TRH pode trazer para o seu caso.
  • Histórico médico e familiar: certas condições de saúde, como histórico médicos ou familiares de câncer de mama, doenças cardiovasculares ou coágulos sanguíneos, podem influenciar o risco de complicações associadas à TH.

Então, não deixe de buscar informações sobre casos que ocorreram na sua família, mesmo que você nunca tenha tido problemas do tipo.

• Alternativas de tratamento: você pode explorar outras alternativas de tratamento para aliviar os sintomas da menopausa com o seu médico antes de iniciar a TH, como terapias não hormonais e uso de suplementos naturais.
  • Considere os seus sintomas: de modo geral, a TH é mais recomendada para mulheres que estão passando pela menopausa precoce ou para aquelas que possuem sintomas graves da menopausa.

Se você está entrando na menopausa, mas não está tendo sintomas, talvez não seja necessário entrar com a TRH, não inicialmente, pelo menos.

Terapia de reposição hormonal personalizada: encontrando o tratamento adequado para você!

Como comentamos, a terapia de reposição hormonal não é uma abordagem única para todas as mulheres. Por isso, é essencial realizar a personalização do tratamento para atender às suas necessidades de cada paciente.

Para isso, é essencial a realização de uma avaliação completa por um profissional qualificado, para determinar se a TRH é a melhor opção para você e para identificar a dosagem, a formulação e a duração ideais do tratamento.

A Dra. Jaqueline Neves é uma médica ginecologista e obstetra especializada em TRH, que pode te ajudar a escolher o tratamento mais adequado para o seu momento de vida.Então, se você quer receber uma terapia de reposição hormonal personalizada ou discutir outras opções de tratamento, entre em contato e agende a sua consulta agora mesmo.