Tratamento de HPV

O tratamento de HPV é um tema muito importante no campo da saúde atualmente. Afinal, essa condição é muito comum e afeta milhões de pessoas.

O HPV é um vírus altamente comum, cuja transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais. Na maioria das vezes é assintomático, o que faz com que ele seja uma grande preocupação de saúde pública.

Embora a maioria das infecções pelo HPV desapareça naturalmente, algumas podem persistir e causar complicações graves, incluindo o câncer.

Portanto, compreender as opções de tratamento e prevenção é essencial para manter a saúde sexual e a qualidade de vida.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para falar um pouco mais sobre o tratamento de HPV, principais sintomas, duração, como ele é feito, se o SUS oferece tratamento e os demais detalhes importantes sobre o tema.

O que é HPV?

Antes de falarmos mais sobre o tratamento de HPV, é indispensável entender o que é essa condição e como ela afeta o corpo humano.

O Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV, é um grupo de vírus considerado altamente comum, que possui uma grande variedade de tipos e subtipos, sendo classificado em mais de 200 cepas diferentes.

Entre essas cepas, a transmissão de cerca de 40 é sexualmente e algumas delas podem estar associadas a uma série de questões de saúde, incluindo verrugas genitais e, em alguns casos, câncer.

Como o HPV é transmitido?

A transmissão do HPV ocorre, principalmente, pelo contato direto de pele a pele, principalmente durante as atividades sexuais.

Isso porque esse vírus infecta as células da pele e as mucosas, sendo que a infecção por HPV pode ocorrer em áreas genitais, bucais e da garganta, bem como pela pele em geral.

Desse modo, a transmissão pode ocorrer mesmo quando não há penetração sexual completa, ou quando se pratica apenas o sexo oral ou anal, por exemplo.

Sintomas do HPV

Os sintomas da infecção pelo HPV podem variar bastante de um caso para outro. Mas, muitas vezes, ela também pode ser totalmente assintomática, o que significa que as pessoas infectadas podem não apresentar nenhum sintoma visível.

No entanto, quando ocorre uma infecção pelo HPV com sintomas, geralmente, eles podem se manifestar das seguintes formas:

• Aparecimento de verrugas genitais ou na região bucal (dentro ou fora da boca);
  • Coceira, irritação na área genital ou anal;
  • Ardência nas áreas infectadas,
  • Câncer relacionado ao HPV.

Apesar de muitas infecções por HPV desaparecem espontaneamente e não causarem nenhum problema de saúde mais grave, é essencial procurar atendimento médico especializado se algum desses sintomas aparecerem.

Afinal, existem algumas cepas do HPV que podem, sim, levar a quadros sérios, como câncer.

Como é feito o tratamento de HPV feminino

O tratamento do HPV feminino costuma ser uma recomendação em casos em que as pacientes enfrentam uma infecção ativa ou apresentam complicações que possam estar associadas ao vírus.

Como mencionamos anteriormente, o HPV pode se manifestar de diferentes formas, desde verrugas genitais até complicações mais graves, como o câncer.

Portanto, os métodos de tratamento variam conforme a natureza da infecção e com os sintomas diagnosticados.

Mas, de modo geral, o médico pode recomendar tratamentos direcionados para as verrugas genitais e para qualquer outra ferida que ele identificar, como as que aparecem no colo do útero, que poderão receber tratamento mediante processos de cauterização.

Para casos de HPV de alto risco, ou seja, que podem levar ao câncer, a paciente deverá realizar exames de detecção regularmente, sendo o principal deles o Papanicolau.

E, no caso do diagnóstico de câncer, o tratamento dependerá do estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia.

Além disso, a prevenção é fundamental quando falamos em HPV. Por isso, o médico pode recomendar a vacinação mesmo para quem já teve o vírus.

É possível tratar HPV no homem?

Sim! O tratamento HPV em homens é feito de forma muito semelhante ao tratamento em mulheres. Nesse caso, o principal foco é a remoção das verrugas causadas pelo vírus.

Manter um acompanhamento médico também é importante para os homens, para monitorar o progresso do tratamento e garantir que as verrugas estejam respondendo adequadamente.

O médico também pode indicar a vacinação contra o vírus do HPV, para evitar novas infecções no futuro.

Quanto tempo demora o tratamento de HPV?

O tempo necessário para o tratamento do HPV depende muito mais do tipo de tratamento a ser feito, da gravidade da infecção, da resposta do organismo e da cepa específica de HPV.

Contudo, na grande maioria dos casos, é possível eliminar o HPV do organismo dos pacientes cerca de 18 meses após a infecção. Mas é indispensável realizar os tratamentos que o médico indicar durante esse período, como a cauterização de feridas e verrugas.

Durante o tratamento de HPV pode ter relação?

Essa é uma das principais dúvidas de pacientes que estão infectados por HPV e que precisarão passar por algum tratamento específico.

De modo geral, é possível, sim, ter relações durante o tratamento do HPV. No entanto, o paciente deve ter alguns cuidados e seguir algumas diretrizes para prevenir a disseminação do vírus.

O uso de preservativos é indispensável, pois ele ajuda a reduzir o risco de transmissão do HPV e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, é importante utilizá-lo em todas as relações, estando ou não com HPV.

Agora, se for preciso tratar verrugas genitais e feridas causadas pelo HPV, o médico pode recomendar esperar até que elas sejam completamente eliminadas antes de retomar a atividade sexual, tanto para evitar a disseminação, como para evitar dores e desconfortos.

É possível tratar HPV pelo SUS?

É possível realizar o tratamento de HPV pelo SUS, que conta com médicos especializados que podem realizar o diagnóstico e o tratamento da condição.

O SUS oferece acesso aos exames de detecção do HPV, como o exame de Papanicolau e tratamentos para as verrugas e feridas genitais, incluindo, por exemplo, procedimentos de crioterapia e aplicação de ácido.

E para garantir que o HPV esteja sendo tratado de uma maneira eficiente, o SUS também fornece acompanhamento médico para monitorar o progresso do tratamento.

Contudo, como você já deve imaginar, existem filas que podem levar a atrasos nos tratamentos de HPV pelo SUS, principalmente por essa ser uma condição bem comum.

Como prevenir o HPV?

A prevenção do HPV é fundamental para reduzir o risco de infecções por esse vírus e prevenir complicações mais sérias, como o câncer.

Mas como prevenir o HPV? Aqui estão as melhores dicas e estratégias para colocar em prática:

• Vacine-se contra o HPV;
  • Pratique sexo seguro, utilizando preservativos em todos os momentos e com todos os parceiros;
  • Mantenha as suas consultas e exames de saúde sempre em dia,
  • Tenha um número reduzido de parceiros sexuais.

Dúvidas sobre tratamento de HPV? Faça o seu agendamento!

Se você acredita que pode estar com HPV e notou a aparição de alguns sintomas, fazer um diagnóstico precoce é muito importante, principalmente para evitar agravamentos sérios da condição.

A Dra. Jaqueline Neves pode te ajudar a passar por toda a etapa de diagnóstico e tratamento do HPV de forma segura, tranquila e com a garantia de sucesso!

Faça o seu agendamento pelo site e comece a se cuidar como você merece!

Um mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve a partir do tecido muscular liso do útero, conhecido como miométrio. Eles não são tumores cancerígenos e se formam sem uma causa específica.

Miomas uterinos podem afetar qualquer mulher, mas são mais comuns em mulheres entre 30 e 50 anos.

Os sintomas podem variar, mas incluem sangramento menstrual abundante e prolongado, dor pélvica, dor durante a relação sexual, aumento da frequência urinária, sensação de plenitude abdominal e, em casos mais graves, problemas de infertilidade ou aborto recorrente.

Miomas são hormônio-dependentes, crescendo em resposta aos hormônios estrogênio e progesterona. Eles são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva e tendem a diminuir após a menopausa, quando os níveis hormonais diminuem.

Você deve procurar um médico se tiver sintomas como sangramento anormal, dor pélvica ou outros sintomas mencionados anteriormente. É essencial buscar avaliação médica para diagnóstico e tratamento adequados.

As opções de tratamento incluem medicamentos para controlar os sintomas e reduzir o tamanho dos miomas, cirurgia minimamente invasiva, como a histeroscopia cirúrgica, e, em alguns casos, cirurgia tradicional para remoção de miomas.

A cirurgia minimamente invasiva, como a histeroscopia cirúrgica, oferece vantagens como menor tempo de recuperação, menor desconforto pós-operatório e preservação da saúde do útero durante a remoção do mioma.

O apoio emocional é fundamental para ajudar as pacientes a lidar com preocupações e ansiedades relacionadas ao diagnóstico e tratamento de miomas uterinos. Uma equipe de profissionais dedicados está disponível para oferecer esse suporte.

Miomas uterinos podem afetar a fertilidade em alguns casos. Se você está tentando engravidar e tem miomas, é importante procurar um especialista para avaliar as opções de tratamento.

Você pode marcar uma consulta e obter mais informações sobre o tratamento de miomas uterinos entrando em contato com nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento. Estamos aqui para ajudar e fornecer cuidados personalizados.