O que é Histeroscopia Cirúrgica: procedimento e benefícios

A histeroscopia cirúrgica é um dos procedimentos inovadores, que têm ganhado cada vez mais destaque no tratamento e na abordagem de várias condições ginecológicas.

Quando se trata de saúde feminina, é fundamental que tenhamos conhecimento sobre os avanços médicos que nos proporcionam tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

Imagine ter à disposição um método que permita a exploração do interior do útero de uma maneira super delicada e, ao mesmo tempo, muito precisa, sem necessidade de grandes incisões e com menos desconforto para as pacientes.

A histeroscopia cirúrgica possibilita exatamente isso. Por meio de um instrumento especial, chamado histeroscópio, os médicos conseguem visualizar em tempo real, o interior do útero através do canal vaginal.

Sabemos que entender esse procedimento é essencial para as mulheres, principalmente agora, que essa metodologia está sendo cada vez mais utilizada.

Por isso, preparamos esse post para te contar um pouco mais sobre o que é histeroscopia cirúrgica, como o procedimento é feito, os benefícios e como funciona a recuperação.

Continue acompanhando o conteúdo para entender tudo sobre o assunto e tirar as suas principais dúvidas sobre esse procedimento.

O que é histeroscopia cirúrgica?

Trata-se de um procedimento médico utilizado para explorar, diagnosticar e tratar condições ginecológicas que afetam o interior do útero.

Diferente da histeroscopia diagnóstica, que é focada na observação e na detecção de problemas uterinos, a histeroscopia cirúrgica vai além. Afinal, ela permite a realização de intervenções terapêuticas minimamente invasivas quando for necessário.

Esse procedimento serve para tratar diversos tipos de condições, como miomas uterinos, pólipos, aderências, septos uterinos e sangramentos anormais.

Mas até mesmo para remover dispositivos intrauterinos (DIUs) que acabaram se deslocando ou que estão causando desconforto para as pacientes.

Como é o procedimento?

De modo geral, o procedimento é super tranquilo e não oferece nenhum risco para a saúde da mulher.

Como comentamos, é um procedimento comum para realizar intervenções terapêuticas minimamente invasivas. Portanto, algumas micro cirurgias podem ser feitas sem a necessidade de grandes incisões.

Por isso, a recuperação também é bem tranquila e rápida. Antes do início da histeroscopia cirúrgica, é comum que a paciente receba uma anestesia local, algum tipo de sedação leve ou, em alguns casos, anestesia geral.

Mas vai depender do caso e da preferência do próprio médico que comandará o procedimento.

O histeroscópio, que é um instrumento fino e iluminado, é introduzido de maneira bem delicada no útero da paciente, através do canal vaginal.

Esse é o dispositivo que vai permitir que o médico visualize o interior do útero em tempo real através de um monitor.

Durante o procedimento, pode ser necessário usar soluções líquidas para distender o útero, permitindo uma visualização mais clara da região e facilitando a realização de pequenas cirurgias.

Dependendo do tipo de intervenção que será feita com a histeroscopia cirúrgica, é comum equipar o histeroscópio com pequenos instrumentos cirúrgicos, como tesouras, pinças ou eletrocautério.

Através de movimentos precisos, o médico realiza os procedimentos necessários e consegue finalizar a cirurgia sem debilitar muito a mulher.

Por isso, o procedimento é minimamente invasivo, pois não requer incisões externas. Isso resulta em menos trauma para a paciente, menores riscos de infecções e uma recuperação bem mais rápida.

Benefícios da histeroscopia cirúrgica para as pacientes

Como já ficou bem claro, a histeroscopia cirúrgica oferece uma série de benefícios bem interessantes, principalmente quando a comparamos com outras abordagens cirúrgicas mais invasivas.

Criada com o intuito de permitir procedimentos cirúrgicos menos traumáticos para intervenções terapêuticas minimamente invasivas, a histeroscopia ajudou a revolucionar os processos ginecológicos.

Portanto, é mais vantajosa tanto para as pacientes, como para os próprios profissionais e cirurgiões.

Por isso, os benefícios mais importantes da histeroscopia cirúrgica e que merecem destaque e reconhecimento são:

Invasão mínima durante o procedimento

Por não exigir incisões externas, esse procedimento reduz consideravelmente o desconforto pós-operatório e acelera o processo de cicatrização, permitindo uma recuperação mais tranquila.

Menor tempo de internação

Geralmente, o procedimento pode ser feito em regime ambulatorial, o que significa que a paciente pode retornar para casa no mesmo dia, sem a necessidade de internação.

Baixo risco de complicações

A ausência de incisões externas reduz os riscos de infecções e complicações cirúrgicas, tornando a histeroscopia cirúrgica uma opção mais segura e mais confortável, tanto durante o procedimento, como após.

Resultados altamente eficazes

A capacidade de visualizar o interior do útero em tempo real permite um diagnóstico bem mais preciso e a realização de procedimentos cirúrgicos mais eficazes.

Dessa forma, garante melhores resultados para as pacientes.

Recuperação após o procedimento

E como funciona a recuperação após o procedimento de histeroscopia cirúrgica

Como mencionamos, o pós-operatório costuma ser bem tranquilo para as pacientes. Após o procedimento, é normal que a paciente experimente alguns desconfortos leves, incluindo cólicas e um leve sangramento vaginal. Contudo, esses desconfortos costumam durar pouco tempo.

Por isso, a grande maioria das mulheres que realizam histeroscopia cirúrgica conseguem retornar às suas atividades diárias normais dentro de poucos dias, se seguirem as orientações médicas específicas para que a recuperação seja bem-sucedida.

Durante o período de recuperação, é importante evitar ter relações sexuais, uso de tampões ou duchas vaginais por algumas semanas, de forma a permitir que o útero se recupere adequadamente e para evitar infeções.

Além disso, também é importante seguir a medicação prescrita pelo médico e comparecer às consultas de acompanhamento conforme recomendação do médico para o seu caso.

Em casos de dúvidas ou se surgirem sinais de preocupação, como febre, dor intensa ou sangramento excessivo, é essencial alertar o seu cirurgião e buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Afinal, esses sintomas não são comuns e servem como um sinal de alerta de que algo está errado.

A histeroscopia cirúrgica é segura?

Sabemos que antes de realizar qualquer tipo de procedimento, é comum sentir medo e receio. Nessas horas, tentamos entender se a cirurgia é realmente segura e os riscos que podem trazer para nós, certo?

A boa notícia é que esse é um procedimento super seguro, quando realizado por profissionais qualificados.

Contudo, assim como qualquer procedimento médico, existem riscos associados, mas a taxa de complicações é muito baixa.

Dentre os principais riscos que podem estar associados à histeroscopia cirúrgica, temos o risco de perfuração uterina, infecções, sangramentos e algum tipo de reação alérgica à anestesia utilizada.

Contudo, com os avanços tecnológicos e a experiência dos profissionais, o procedimento tem se mostrado cada vez mais seguro e eficaz, proporcionando benefícios incríveis para as pacientes com um risco bem baixo de complicações. Então, não há nada para temer.

O melhor a se fazer é encontrar um médico capacitado. Por isso, clique aqui e entre em contato com a Dra. Jaqueline Neves, que tem experiência neste tipo de procedimento e que é uma profissional de confiança.

Com ela, sem dúvida, você estará em boas mãos e pronta para passar pela histeroscopia cirúrgica sem problemas.