Dra Jaqueline Neves

dra jaqueline neves

Fertilidade feminina: fatores que influenciam e como preservar

Para muitas mulheres, a fertilidade feminina é uma das principais prioridades da vida, por conceber a elas a chance de realizar o grande sonho de se tornar mamãe e dar à luz a uma nova vida.

Sem dúvida, a fertilidade é uma verdadeira dádiva da natureza! No entanto, o relógio biológico muitas vezes impõe limitações. Assim como fatores de risco que podem acabar influenciando e afetando a capacidade de engravidar.

Se você faz parte do grupo de mulheres que deseja se tornar mãe um dia e está em busca de mais informações sobre fertilidade, então, você encontrou o conteúdo perfeito!

A seguir, vamos entender melhor alguns dos principais fatores que podem acabar afetando a fertilidade feminina de alguma forma, bem como conhecer dicas de como preservar a fertilidade ao longo dos anos e das fases da vida. Acompanhe!

10 fatores que afetam a fertilidade feminina | MaisFert - Clínica de  Reprodução Humana | Ribeirão Preto/Sp

O que pode atrapalhar a fertilidade feminina?

Existem muitos fatores que podem acabar afetando a fertilidade feminina, ou seja, reduzindo a capacidade de concepção das mulheres e eliminando essa capacidade por completo.

Esses são alguns dos principais fatores que podem interferir na fertilidade e dificultar o processo de engravidar e/ou de sustentar uma gravidez saudável:

Idade pode afetar a fertilidade feminina

A idade é um dos fatores mais comuns que podem afetar a fertilidade feminina. Conforme as mulheres envelhecem, a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem naturalmente. Assim, a concepção mais difícil.

A fertilidade feminina começa a declinar gradualmente por volta dos 30 anos e diminui ainda mais após os 35 anos, acelerando principalmente após os 40 anos.

Estilo de vida

Alguns hábitos de vida pouco saudáveis também podem impactar negativamente a fertilidade.

O tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o uso de drogas ilícitas e uma dieta pouco nutritiva podem afetar a capacidade de conceber e de sustentar uma gravidez saudável para a mãe e para o bebê.

Peso corporal

O excesso de peso pode causar desequilíbrios hormonais, afetando a ovulação e a produção de óvulos.

Por outro lado, uma baixa porcentagem de gordura corporal também pode interferir na ovulação e na regularidade menstrual, dificultando a capacidade de concepção.

Condições de saúde

Algumas condições de saúde como, por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose, distúrbios da tireoide e diabetes, são fatores de risco para a fertilidade.

Afinal, elas podem interferir na ovulação e na saúde reprodutiva de modo geral, tornando a concepção muito mais desafiadora do que o normal.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Existem ISTs, como clamídia e gonorreia, que podem causar danos diretos para as Trompas de Falópio, levando a cicatrizes e obstruções nas trompas.

Isso também é um fator que dificulta o transporte dos óvulos fertilizados para o útero, reduzindo as chances de concepção.

Enfim, esses são apenas alguns fatores que podem atrapalhar a fertilidade feminina ao longo da vida. 

Por isso, se você sonha em ser mamãe, contar com um acompanhamento próximo e personalizado é indispensável para entender se existe algum bloqueio que possa interferir nesse sonho.

Felizmente, é possível tratar os problemas que afetam a fertilidade com excelência na grande maioria dos casos. Ou ainda utilizar de técnicas mais avançadas para elevar as chances de gravidez.

Estratégias de preservação da fertilidade feminina

As estratégias de preservação da fertilidade representam métodos que visam proteger e manter a capacidade reprodutiva feminina. Assim, quando quiser engravidar, a mulher será capaz de conceber com saúde e segurança.

Por isso, essas estratégias são bastante importantes para mulheres que desejam adiar a maternidade por motivos pessoais, profissionais ou de saúde, mas que nutrem o sonho de ser mamãe e desejam colocá-lo em prática em algum momento.

Algumas das principais e mais indicadas estratégias de preservação da fertilidade feminina incluem, por exemplo:

Congelamento de óvulos

Essa é uma das técnicas mais comuns de preservação da fertilidade e envolve a coleta, o congelamento e o armazenamento de óvulos em idade ainda jovem e saudável para usá-los posteriormente.

Os óvulos podem ser descongelados e fertilizados com espermatozóides com o procedimento de fertilização in vitro (FIV) quando a mulher estiver pronta para engravidar.

Congelamento de embriões

O congelamento de embriões, por sua vez, foca em armazenar os embriões para uso futuro. É possível implantar esses embriões no útero em um ciclo de FIV posterior.

Preservação do tecido ovariano

Em casos de condições médicas que podem afetar a fertilidade, como câncer, algumas mulheres optam por preservar parte do seu tecido ovariano antes de iniciar tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. 

Esse tecido pode ser transplantado de volta para os ovários após o término do tratamento, ajudando a restaurar a função ovariana e a fertilidade.

Métodos cirúrgicos para preservar a fertilidade feminina

Em alguns casos, algumas cirurgias específicas podem tratar condições que estão afetando a fertilidade feminina. É o caso, por exemplo, de quadros de endometriose ou síndrome dos ovários policísticos, preservando a função reprodutiva ao mesmo tempo.

Essas estratégias oferecem para as mulheres a oportunidade de adiar a maternidade e aumentar as chances de concepção saudável e bem sucedida no futuro.

Por isso, é muito importante que você discuta com uma médica especializada em fertilidade sobre as opções disponíveis. Assim como qual é o melhor plano de ação com base nas suas necessidades individuais.

A Dra. Jaqueline Neves é médica especializada em ginecologia e obstetrícia, com conhecimento profundo no tema para ajudar mulheres que desejam preservar a sua fertilidade da melhor forma e realizar o sonho de ser mamãe.Então, se você está buscando ajuda personalizada e humanizada para cuidar da sua fertilidade, faça o seu agendamento agora mesmo e entenda como podemos te ajudar!

Artigos Relacionados

Diabetes Gestacional: Orientações para Gestante e Bebê

Diabetes Gestacional: Orientações para Gestante…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Principais exames ginecológicos: o que esperar e quando fazer

Principais exames ginecológicos: o que…

Os exames ginecológicos desempenham um papel fundamental…

Fale conosco

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Close

Dra Jaqueline Neves

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta