Dra Jaqueline Neves

dra jaqueline neves
Diferenças entre parto humanizado e parto tradicional

Diferenças entre parto humanizado e parto tradicional

Você sabe quais são as diferenças entre parto humanizado e parto tradicional? Aqui, você poderá sanar todas as suas dúvidas!

O momento de nascimento de um novo ser é, sem dúvida, um dos mais significativos na vida de qualquer família. 

Com o passar dos anos, as práticas de parto passaram por grandes e marcantes transformações que foram impulsionadas, principalmente, pelos avanços científicos e pela maior consciência sobre o protagonismo da mulher durante esse momento tão especial.   

Nesse cenário, duas abordagens que ganharam destaque são: o parto humanizado e o parto tradicional.   

Ambos compartilham um objetivo lindo: trazer uma vida ao mundo de maneira segura! Contudo, suas abordagens, protocolos e filosofias são bem diferentes. Mas a melhor parte é que cada mamãe pode escolher o tipo de parto que mais se identifica.

Mas você conhece quais são as principais diferenças entre o parto humanizado e o parto tradicional?   

Se a resposta é não ou se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, você está no lugar certo! Abaixo, vamos juntas conhecer melhor sobre esses dois belos mundos e te ajudar a entender qual deles faz mais o seu estilo. Acompanhe!   

A filosofia do parto humanizado: empoderamento e autonomia das mamães 

O parto humanizado é uma abordagem que coloca a mulher como figura central do processo de nascimento. Ele resgata a sua autonomia e poder de decisão sobre o próprio corpo e a forma como deseja trazer o seu filho ao mundo.   

Essa filosofia parte do princípio de que cada mulher é única, com suas próprias necessidades, desejos e expectativas em relação ao parto. Por isso, merece que as pessoas ouçam e respeitem as suas escolhas.

Dessa forma, uma das principais características do parto humanizado é o respeito ao tempo do corpo da mulher durante o trabalho de parto.   

A ideia é proporcionar para a futura mamãe um ambiente acolhedor, seguro e tranquilo, onde ela possa se sentir à vontade para lidar com as dores e as emoções que, com toda certeza, virão nesse momento.   

Nessa abordagem, considera-se a intervenção médica apenas quando é realmente necessária, buscando evitar procedimentos desnecessários e priorizar o parto normal sempre que possível.   

Outro aspecto fundamental do parto humanizado é a presença de um acompanhante de escolha da própria gestante durante todo o processo.   

Esse acompanhante tem o papel de oferecer suporte emocional e físico à mulher. Ele irá auxiliar na hora de enfrentar as dores, fornecendo toda a segurança e o apoio necessários durante o trabalho de parto.   

O local do parto também é uma característica relevante nessa metodologia. Isso porque o parto humanizado oferece a possibilidade de a mulher dar à luz em um ambiente menos institucionalizado.

Pode até ser dentro da sua própria casa, por exemplo, onde ela possa se sentir mais confortável e menos exposta.  

Intervenções médicas 

De todo modo, é muito importante destacar que em situações onde há riscos à saúde da mãe ou do bebê, as intervenções médicas são fundamentais. Por isso, devem ser utilizadas mesmo em partos humanizados.

Portanto, com foco em promover a humanização do atendimento médico, o respeito à individualidade da gestante e na promoção de um ambiente acolhedor, essa filosofia busca tornar o nascimento uma experiência mais positiva, segura e emocionalmente importante para a mamãe.

O modelo tradicional: intervenções médicas e segurança obstétrica

O modelo tradicional de parto, também conhecido como modelo obstétrico convencional ou modelo biomédico, por sua vez, tem as suas raízes no desenvolvimento da medicina moderna e nas práticas hospitalares que conhecemos mais atualmente.   

De modo geral, esse modelo se caracteriza pelo uso de intervenções médicas padronizadas durante o processo de nascimento, com o objetivo principal de garantir a segurança tanto da mãe, quanto do bebê.   

Uma das principais características do modelo tradicional é o ambiente hospitalar como o principal cenário para o momento do parto.   

Isso quer dizer que os partos convencionais são todos realizados em hospitais, onde a equipe médica e a infraestrutura estão muito bem preparadas para lidar com as possíveis emergências e complicações que possam surgir.

Esse ambiente controlado é mais seguro em casos de gestações de alto risco ou situações que demandam cuidados médicos especiais. Então, em alguns casos, ele se torna indiscutível, pelo bem da mulher e do bebê.   

Além disso, uma grande característica do parto tradicional é o uso de intervenções médicas, como o monitoramento contínuo dos batimentos cardíacos do bebê e o uso de ocitocina sintética para estimular as contrações do útero.

Então, dentro do parto tradicional, o principal foco é acompanhar constantemente a saúde do bebê durante o trabalho de parto e, se for necessário, intervir para evitar complicações. 

Diferenças entre parto humanizado e parto tradicional: escolher com consciência é o caminho para um nascimento seguro 

Ambas as abordagens de partos têm seus prós e são comprovadamente eficientes, proporcionando experiências positivas e seguras para a mulher e para o bebê.

De um lado temos o parto humanizado, que enfatiza o respeito à mulher como protagonista do processo de nascimento, buscando promover a sua autonomia neste momento.   

Essa abordagem valoriza a escuta ativa, a tomada de decisões individuais e a presença de pessoas importantes para a gestante nesse momento.

Bem como mais liberdade ao escolher onde será o parto, como ele será feito e as intervenções médicas que serão utilizadas.   

Já no modelo tradicional, as mulheres contam com acesso a intervenções médicas e cuidados especializados, o que ajuda a proporcionar um ambiente controlado e seguro para o nascimento.   

Dito isso, a escolha entre o parto humanizado e o parto tradicional deve ser feita pela própria mulher, tendo como base as suas preferências, crenças, necessidades e condições de saúde, mas sempre levando em consideração as recomendações médicas.   

Independentemente da escolha feita, seja por meio do parto humanizado ou do parto tradicional, o objetivo é o mesmo: proporcionar o nascimento de uma nova vida de maneira segura, saudável e respeitosa!   

Parto humanizado e parto tradicional: para um nascimento significativo, conheça nossa equipe! 

Está em busca de um consultório que seja referência em ginecologia e obstetrícia com abordagens acolhedoras para o nascimento?   

Especialista em parto humanizado, a Dra. Jaqueline valoriza o empoderamento da mulher e a medicina humanizada.

Em nosso consultório, reconhecemos a importância do apoio emocional durante o trabalho de parto. Assim como a relevância de um ambiente acolhedor e de confiança, da presença das pessoas importantes em sua vida e do respeito aos seus desejos.   

Assim, nossa equipe tem se destacado por honrar a jornada da maternidade, oferecendo uma assistência ao parto que vai além da técnica médica, valorizando a mulher em sua totalidade.   

O resultado é um nascimento com respeito às escolhas individuais, segurança e a certeza de que cada mulher pode vivenciar esse momento único com muito mais gratidão! Conheça mais o nosso espaço, nossas especialidades e os nossos tratamentos!

Artigos Relacionados

Diabetes Gestacional: Orientações para Gestante e Bebê

Diabetes Gestacional: Orientações para Gestante…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Principais exames ginecológicos: o que esperar e quando fazer

Principais exames ginecológicos: o que…

Os exames ginecológicos desempenham um papel fundamental…

Fale conosco

Pesquisar

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Close

Dra Jaqueline Neves

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta