Você sabe quais são os sintomas de HPV em homens e mulheres? Conhecer os principais sintomas é indispensável para procurar ajuda especializada precocemente e melhorar os resultados do tratamento.
O HPV, ou Papilomavírus Humano, é uma infecção viral sexualmente transmissível bastante comum ao redor do mundo, que pode afetar tanto homens como mulheres.
Muitas vezes, pode levar ao desenvolvimento de condições mais sérias, como o câncer de colo do útero.
Então, se você está notando a presença de sintomas estranhos no seu corpo e acredita que possa estar relacionado com a presença do HPV no seu organismo, continue acompanhando esse conteúdo para conhecer quais são os principais sintomas e como esse vírus pode impactar a saúde feminina e masculina.
O que é o HPV e como é a transmissão?
Antes de adentrarmos nos sintomas de HPV em homens e mulheres, vamos entender brevemente o que é o HPV e como ocorre a transmissão.
O Papilomavírus Humano (HPV) é um grupo de vírus comuns que podem afetar a pele e as membranas mucosas do corpo humano, sendo que existem mais de 100 tipos de HPV.
A transmissão ocorre principalmente através do contato direto com a pele ou com membranas mucosas de uma pessoa infectada. Isso geralmente ocorre durante a atividade sexual, o que inclui sexo vaginal, anal e oral.
Uma característica muito importante do HPV que precisamos ressaltar é que ele é altamente contagioso.
Além disso, mesmo quando uma pessoa infectada não apresenta sinais visíveis da infecção, como verrugas genitais, ainda assim ela pode transmitir o vírus para outras pessoas.
Mas o vírus pode permanecer latente no corpo por longos períodos antes de começar a causar sintomas ou complicações.
Portanto, a prevenção geralmente envolve adotar práticas sexuais seguras, incluindo o uso de preservativos durante todas as atividades sexuais e tomar a vacina contra o HPV.
Sintomas de HPV em mulheres
O HPV pode causar uma variedade de sintomas em mulheres que podem variar de leves a graves.
Em contrapartida, algumas mulheres infectadas não apresentam nenhum tipo de sintoma visível, principalmente durante as fases iniciais da infecção.
Porém, quando os sintomas ocorrem, costumam se manifestar das seguintes formas dentro do organismo feminino:
- Verrugas genitais: uma das manifestações mais comuns do HPV em mulheres são as verrugas genitais. Trata-se de crescimentos de pele elevados que podem aparecer na vulva, na vagina, no colo do útero, no ânus ou ao redor dessas áreas.
- Lesões anormais no colo do útero: em alguns casos, o HPV pode levar a alterações no colo do útero que a ginecologista pode detectar durante exames ginecológicos de rotina, como o exame de Papanicolau.
Essas alterações podem incluir áreas de células anormais, chamadas de neoplasia intraepitelial cervical (NIC) ou displasia cervical, que podem indicar até mesmo um risco aumentado de câncer cervical.
- Sangramento vaginal anormal: mulheres com HPV podem ter sangramentos vaginais anormais, principalmente após uma relação sexual.
- Dor pélvica: em casos mais graves de infecção por HPV, algumas mulheres podem começar a ter quadros de dor pélvica crônica. Na maioria das vezes, se intensifica após relações sexuais.
Sintomas de HPV em homens
Assim como nas mulheres, muitos homens infectados pelo HPV podem não apresentar sintomas visíveis, o que pode dificultar identificar a infecção.
Na verdade, é muito mais comum que mulheres apresentem algum sintoma de HPV do que homens. Por isso, muitos acabam tendo a infecção sem nem mesmo ter conhecimento.
Quando acontece de um homem apresentar sintomas de HPV, os principais sinais que costumam aparecer são:
- Verrugas genitais: as verrugas genitais também são um dos sintomas mais comuns de HPV em homens, podendo afetar toda a região genital e as áreas próximas.
- Lesões no pênis: o HPV também pode causar o desenvolvimento de lesões no pênis, como manchas, protuberâncias ou úlceras na superfície da pele.
- Dor durante a relação sexual: homens infectados pelo HPV podem sentir dor durante a relação sexual, principalmente se ele tiver alguma verruga genital ou presença de lesões no pênis.
- Corrimento uretral: em alguns casos, o HPV pode causar corrimento uretral anormal em homens com uma característica transparente, amarelado ou esverdeado. Além disso, geralmente tem um odor desagradável.
- Coceira ou irritação: homens infectados pelo HPV podem sentir bastante coceira, irritação ou sensação de queimação na área genital.
Principais complicações do HPV em homens e mulheres
Apesar de ser uma doença inofensiva na grande maioria dos casos, o HPV pode acabar se tornando algo mais sério em algumas pessoas.
Por isso, é sempre importante manter os exames de rotina em dia. Assim, caso se identifique alguma infecção, é possível tratá-la precocemente e receber acompanhamento necessário.
Isso garante que a gestão da condição esteja sendo eficaz e o paciente não esteja desenvolvendo nenhuma complicação mais grave que precise de um tratamento mais personalizado.
Algumas das principais complicações relacionadas ao HPV em homens e mulheres incluem:
Câncer cervical
O HPV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer cervical.
Certos tipos de HPV, principalmente as cepas de alto risco, podem causar alterações nas células do colo do útero. Desse modo, se não forem tratadas corretamente, podem levar ao desenvolvimento de câncer cervical.
Outros cânceres
Além do câncer cervical, o HPV também pode aumentar o risco de desenvolvimento de outros tipos de câncer, como câncer de ânus, câncer de pênis, câncer de vulva, câncer de vagina e câncer de garganta.
Verrugas genitais recorrentes
As verrugas genitais causadas pelo HPV podem ser persistentes e recorrentes, mesmo após o tratamento.
Por isso, pode levar a um desconforto físico constante e a um constrangimento emocional, afetando a qualidade de vida dos pacientes.
Complicações durante a gravidez
Mulheres infectadas pelo HPV podem enfrentar complicações durante a gravidez, como crescimento anormal de verrugas genitais, aumento do risco de parto prematuro e transmissão do vírus para o recém-nascido.
Mas é importante destacar que nem todas as infecções por HPV levarão ao desenvolvimento dessas complicações graves. Além disso, muitas infecções são transitórias e acabam desaparecendo sozinhas ao longo do tempo.
No entanto, é fundamental que todas as pessoas mantenham práticas sexuais seguras, realizem exames médicos regulares e considerem tomar a vacina contra o HPV para reduzir o risco de infecção, principalmente dessas complicações associadas.
Em caso de aparecimento de sintomas relacionados ao HPV, é importante procurar orientação médica adequada. Com isso, a Dra. Jaqueline Neves pode te ajudar!
A Dra. Jaqueline é ginecologista e obstetra, possuindo todo o conhecimento necessário para diagnosticar e tratar quadros de HPV com eficiência, preservando o bem-estar e a qualidade de vida de suas pacientes.