Dra Jaqueline Neves

Saiba tudo sobre congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é uma técnica que vem ganhando cada vez mais destaque dentro do campo da medicina reprodutiva.

Sabemos que muitas mulheres estão buscando essa alternativa como uma forma de preservar a sua fertilidade e garantir a possibilidade de engravidar em um momento que for mais adequado, seja por motivos pessoais, profissionais ou de saúde.

Por isso, veremos a seguir tudo o que você precisa saber sobre o congelamento de óvulos, incluindo como funciona, os benefícios e os cuidados envolvidos nesse processo.

Assim, você saberá como se preparar e o que pode esperar desse tipo de tratamento. Continue acompanhando!

O Congelamento de Óvulos é Seguro? │ Dra. Aline Borges


O que é o congelamento de óvulos e como ele funciona?

O congelamento de óvulos, que chamamos de criopreservação, é um tipo de procedimento que permite armazenar os óvulos em temperaturas super baixas para usá-los futuramente em um tratamento de fertilização.

Portanto, o objetivo é preservar os óvulos no estágio atual de qualidade e de maturidade. Isso é fundamental para as mulheres considerando a queda natural da fertilidade ao longo dos anos.

O processo começa com a estimulação ovariana utilizando hormônios para que os ovários produzam mais óvulos durante o ciclo.

Então, quando os folículos atingem o tamanho ideal, realiza-se a coleta por punção ovariana.

Após a coleta, congelam-se os óvulos maduros por meio de uma técnica chamada “vitrificação”, que garante um congelamento ultrarrápido, reduzindo o risco de formação de cristais de gelo, bem como aumentando as chances de sucesso no uso futuro.


Para quem o congelamento de óvulos é indicado?

O congelamento de óvulos costuma ser uma excelente opção para mulheres que querem preservar a sua fertilidade, independente de quais sejam os seus motivos atuais.

No geral, costumo indicar esse procedimento para mulheres com um ou mais dos seguintes fatores:

  • Querem adiar a maternidade por razões pessoais ou profissionais: congelar os óvulos permite que a escolha que o melhor momento para engravidar seja mais tranquila, sem a pressão do tempo biológico.
  • Baixa reserva ovariana: mulheres com histórico familiar de menopausa precoce ou que apresentam baixa reserva de óvulos.
  • Tratamentos de saúde que afetam a fertilidade: mulheres que precisam passar por tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou cirurgias nos ovários podem optar pelo congelamento antes do tratamento. Assim, elas conseguem garantir a possibilidade de engravidar futuramente.
  • Endometriose: em casos moderados ou graves, a endometriose pode prejudicar a fertilidade com o tempo. Por isso, o congelamento também pode ser uma boa opção.


Qual a idade considerada adequada para congelar os óvulos?

A idade é um fator muito importante quando olhamos para a questão da qualidade dos óvulos.

Por isso, o ideal é realizar o congelamento de óvulos até os 35 anos. Afinal, a reserva ovariana costuma ser mais alta e os óvulos possuem uma maior qualidade genética.


E como funciona quando eu decidir utilizar os óvulos?

No futuro, quando a mulher decidir engravidar, os óvulos congelados serão descongelados e fertilizados em laboratório com os espermatozoides que podem ser do parceiro ou do doador.

Após a formação dos embriões, é possível transferir um ou mais óvulos para o útero, em um processo bastante parecido com o da fertilização in vitro.


O processo de congelamento de óvulos é seguro?

O procedimento de congelamento de óvulos é seguro e vem melhorando cada vez mais com avanços tecnológicos que aumentam as chances de sucesso.

De modo geral, a técnica de vitrificação apresenta ótimos índices de sobrevivência dos óvulos após o descongelamento. Além disso, os riscos para a saúde da mulher são mínimos.


Conte com ajuda especializada para tomar essa decisão!

Se você está pensando em preservar a sua fertilidade e quer entender se o congelamento de óvulos é o caminho certo para você, entre em contato e agende a sua consulta!

Juntas, podemos conversar e planejar o seu futuro reprodutivo com muito mais tranquilidade e segurança, escolhendo as estratégias corretas.

Aproveite e conheça um pouco mais sobre as minhas especialidades em cuidados femininos e obstetrícia.

Sobre mim - Dra Jaqueline Neves
Dra Jaqueline Neves

Dra. Jaqueline Neves é médica ginecologista e obstetra, especialista em saúde feminina e fertilidade. Atua no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a saúde reprodutiva em todas as fases da vida. Com um atendimento humanizado e individualizado, orienta mulheres que desejam entender melhor seu corpo e se preparam para uma futura maternidade. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 98232-0080.

Artigos Relacionados

Saiba como evitar a diabetes gestacional e tenha uma gestação saudável

Saiba como evitar a diabetes…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Conheça os sintomas da endometriose e aprenda a lidar com a condição

Conheça os sintomas da endometriose…

A endometriose pode ser uma condição bem…

Cuidados pré-natais para uma gestação saudável

Cuidados pré-natais para uma gestação…

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma…