Dra Jaqueline Neves

Quando é hora de procurar uma ginecologista especialista em fertilidade?

Quando é hora de procurar uma ginecologista especialista em fertilidade?

Será que está na hora de encontrar uma ginecologista especialista em fertilidade?

Se você está tentando engravidar já faz um tempo, mas não está tendo sucesso, talvez esteja se perguntando se é o momento certo de procurar a ajuda de uma profissional especialista em fertilidade.

Essa dúvida é muito comum entre mulheres e casais que sonham com a maternidade. Por isso, entender os sinais que indicam que já está na hora de buscar ajuda pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento.

Então, vamos conhecer algumas das principais situações em que a avaliação com uma especialista é indicada.

Quando é hora de procurar uma ginecologista especialista em fertilidade?


Por que procurar uma ginecologista especialista em fertilidade?

A ginecologista especialista em fertilidade é a profissional mais bem preparada para investigar e tratar possíveis causas que dificultam a gravidez.

No geral, a orientação é que mulheres com menos de 35 anos que tentam engravidar há 12 meses, sem sucesso, procurem ajuda médica.

Já para mulheres com 35 anos ou mais, esse período deve ser reduzido para 6 meses de tentativas sem sucesso.

No entanto, esses não são os únicos critérios. Mesmo antes desse tempo, pode ser recomendado consultar uma especialista em situações como:

  • Ciclos menstruais irregulares ou ausentes;
  • Diagnóstico de endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas ou outras condições ginecológicas;
  • Histórico de infecções pélvicas ou cirurgias ginecológicas;
  • Problemas de ovulação;
  • Tentativas anteriores de gravidez que não evoluíram;
  • Casos conhecidos de baixa reserva ovariana ou menopausa precoce,
  • Idade mais avançada (principalmente após os 37 anos).


A avaliação personalizada faz toda a diferença

Na consulta com uma ginecologista especialista em fertilidade, o nosso primeiro passo é ouvir a história da paciente, entender há quanto tempo ela está tentando engravidar, como são os seus ciclos menstruais, hábitos de vida, se já houve alguma gravidez anterior e se existe alguma condição clínica associada.

A partir disso, vamos realizar alguns exames que vão ajudar a identificar possíveis causas da infertilidade. Por exemplo:

  • Ultrassonografia transvaginal;
  • Dosagens hormonais;
  • Histerossalpingografia (exame das trompas);
  • Avaliação da reserva ovariana (com exames como o hormônio antimülleriano – AMH),
  • Espermograma (no caso do parceiro).


Esse conjunto de informações é essencial para definir o melhor caminho a seguir, seja ele apenas um acompanhamento com orientação sobre o período fértil ou uma opção de tratamento mais avançado, como indução da ovulação, inseminação artificial ou fertilização in vitro.


Não espere demais para buscar apoio de uma ginecologista especialista em fertilidade

Muitas mulheres acabam adiando a consulta com uma especialista por medo, insegurança ou até por acharem que “é normal demorar um pouco para finalmente conseguir engravidar”.

No entanto, é fundamental ter em mente que o tempo é um fator determinante nos resultados dos tratamentos, principalmente para mulheres com mais de 35 anos.

Isso porque a fertilidade feminina está diretamente ligada à idade e à saúde dos óvulos. Então, iniciar a investigação no momento certo aumenta as chances de sucesso.

Além disso, buscar uma ginecologista especialista em fertilidade não é apenas sobre engravidar, mas também sobre cuidar da sua saúde como um todo.

Afinal, muitas das vezes problemas hormonais ou ginecológicos que dificultam a gestação também impactam diretamente no bem-estar físico e emocional.

Nesse sentido, o acompanhamento com uma profissional especializada é uma ótima forma de encontrar acolhimento. Assim como um plano de ação alinhado com os seus sonhos de vida e possibilidades desde cedo.


E quando o desejo ainda está distante?

Mesmo que você ainda não esteja tentando engravidar, mas já pensa nisso para o seu futuro, pode ser importante fazer uma avaliação especializada.

Afinal, entender como está a sua reserva ovariana e mapear a sua saúde reprodutiva é uma forma de se planejar com antecedência e ter mais tranquilidade para quando chegar o momento certo.

Como ginecologista especialista em fertilidade, estou aqui para te acolher com carinho e responsabilidade em cada etapa dessa jornada, te ajudando a programar esse momento tão importante da melhor maneira.

Acesse o meu site para conhecer um pouco mais sobre as minhas especialidades e ideais de trabalho e entre em contato pelo WhatsApp para agendar a sua consulta.
Juntas, podemos cuidar da sua saúde reprodutiva com todo o carinho que você merece!

Sobre mim - Dra Jaqueline Neves
Dra Jaqueline Neves

Dra. Jaqueline Neves é médica ginecologista e obstetra, especialista em saúde feminina e fertilidade. Atua no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a saúde reprodutiva em todas as fases da vida. Com um atendimento humanizado e individualizado, orienta mulheres que desejam entender melhor seu corpo e se preparam para uma futura maternidade. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 98232-0080.

Artigos Relacionados

Saiba como evitar a diabetes gestacional e tenha uma gestação saudável

Saiba como evitar a diabetes…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Conheça os sintomas da endometriose e aprenda a lidar com a condição

Conheça os sintomas da endometriose…

A endometriose pode ser uma condição bem…

Cuidados pré-natais para uma gestação saudável

Cuidados pré-natais para uma gestação…

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma…