Dra Jaqueline Neves

Mitos e verdades sobre a inseminação artificial

A inseminação artificial é uma das técnicas mais conhecidas de reprodução assistida. Por isso, também é cercada de muitas dúvidas por parte das pacientes interessadas.

Infelizmente, muitas mulheres que passam pelo consultório possuem uma visão que nem sempre corresponde com a realidade desse tipo de tratamento.

Por isso, quero te ajudar a entender o que é mito e o que é verdade quando falamos sobre inseminação artificial, explicar como esse tratamento funciona, para quem ele é indicado e quais são as suas reais chances de sucesso. Acompanhe!

Inseminação Artificial: Guia Completo 2025


O que é a inseminação artificial e como ela funciona?

A inseminação artificial é um procedimento simples e menos invasivo quando comparamos com outras técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Basicamente, ocorre a preparação do sêmen de um doador ou do parceiro em laboratório. Em seguida, realiza-se a introdução  do sêmen no útero da mulher, através de um cateter, no momento do ciclo que for mais favorável, geralmente após a ovulação.

Esse método aumenta as chances de encontro entre o espermatozóide e o óvulo. Dessa forma, facilita a fecundação de forma mais natural dentro do próprio corpo da mulher.

Para melhorar os resultados, muitas vezes pode ser indicada a estimulação ovariana com o uso de medicamentos hormonais. Com isso, os ovários conseguem liberar um ou dois óvulos em um mesmo ciclo.

A seguir, vamos desvendar os principais equívocos sobre inseminação artificial. Confira!


A inseminação artificial é uma garantia de gravidez?

Infelizmente, nenhum dos tratamentos de reprodução assistida podem oferecer 100% de garantia de sucesso para as pacientes.

A inseminação artificial costuma apresentar boas chances de sucesso, principalmente para mulheres mais jovens e com condições favoráveis. Mas, ainda assim essas taxas podem variar entre 15% e 20% por ciclo.


É um procedimento doloroso e muito complicado?

A inseminação artificial é um procedimento bastante simples, seguro e praticamente indolor para as mulheres.

A introdução do sêmen ocorre tranquilamente com a ajuda de um cateter fino, muito semelhante ao exame de Papanicolau e não necessita de anestesia.


A inseminação funciona para todos os casos de infertilidade?

Este procedimento é uma alternativa para algumas situações específicas de infertilidade, sendo alguns dos principais casos:

  • Casais/mulheres com infertilidade sem causas aparentes (após exames que não identificam problemas evidentes);
  • Casos de fator masculino leve, com boa concentração de espermatozoides móveis;
  • Mulheres com ovulação irregular, mas com boa resposta à indução da ovulação,
  • Casais homoafetivos femininos ou mulheres solteiras que optam por engravidar com sêmen de doador.

Mas, se a paciente lidar com problemas nas trompas, baixa reserva ovariana ou alterações mais severas no sêmen, outros tratamentos, são mais indicados e contam com melhores taxas de sucesso, como a fertilização in vitro, por exemplo.


É possível fazer a inseminação com sêmen de doador?

Sim. Inclusive, esse é um dos usos mais comuns dessa técnica.

Mulheres solteiras, casais homoafetivos ou casais que possuem um fator masculino severo podem recorrer ao banco de sêmen para realizar o procedimento com o sêmen de um doador anônimo.


A inseminação pode causar gravidez múltipla?

De fato, existe um risco de gravidez múltipla, apesar de ser ainda menor que em outros tratamentos.

Isso acontece porque, como há indução da ovulação, é possível haver a liberação e fertilização de mais de um óvulo em alguns casos. Dessa forma, pode resultar em gêmeos ou trigêmeos.

No entanto, mantendo um acompanhamento adequado, monitoramento contínuo e ajustes no estímulo hormonal, é possível controlar este risco com eficácia.


Fazer inseminação artificial é muito caro?

A inseminação artificial é a técnica de reprodução assistida com menor custo em comparação a outros procedimentos.

Os valores podem variar de acordo com a clínica e o tipo de medicação utilizada. Mas geralmente representa a opção mais acessível e vantajosa para muitos casos quando comparado à fertilização in vitro.


Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Faça o seu agendamento!

Se você está pensando em recorrer à inseminação artificial, contar com orientação profissional adequada é fundamental. Afinal, cada caso é único e necessita de uma avaliação personalizada para elevar as chances de sucesso.

Caso ainda tenha dúvidas ou deseja iniciar a sua avaliação, agende uma consulta pelo site ou fale comigo diretamente pelo WhatsApp!

Com especialização no assunto, podemos encontrar o melhor caminho para te ajudar a realizar o seu sonho de ser mamãe.

Sobre mim - Dra Jaqueline Neves
Dra Jaqueline Neves

Dra. Jaqueline Neves é médica ginecologista e obstetra, especialista em saúde feminina e fertilidade. Atua no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a saúde reprodutiva em todas as fases da vida. Com um atendimento humanizado e individualizado, orienta mulheres que desejam entender melhor seu corpo e se preparam para uma futura maternidade. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 98232-0080.

Artigos Relacionados

Saiba como evitar a diabetes gestacional e tenha uma gestação saudável

Saiba como evitar a diabetes…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Conheça os sintomas da endometriose e aprenda a lidar com a condição

Conheça os sintomas da endometriose…

A endometriose pode ser uma condição bem…

Cuidados pré-natais para uma gestação saudável

Cuidados pré-natais para uma gestação…

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma…