Se você está em busca de um método contraceptivo eficaz, discreto e que se encaixe bem no seu estilo de vida, o Implanon pode ser uma das melhores opções.
Com a rotina corrida, tendo que se dividir entre trabalho, compromissos pessoais e familiares, a praticidade de não precisar lembrar todos os dias de tomar uma pílula anticoncepcional faz toda a diferença na vida de uma mulher.
O importante não é só estar isenta de uma gravidez! O método contraceptivo que você escolhe hoje pode preservar escolhas futuras, então a contracepção também faz parte do projeto familiar.
Eu sou a Dra. Jaqueline Neves, ginecologista especializada em fertilidade feminina, e entendo como essa decisão pode gerar dúvidas.
Se você ainda não sabe o que é Implanon, vou te explicar: o Implanon é uma solução contraceptiva de longo prazo, eficiente e funcional, que pode te ajudar a ter mais tranquilidade e controle sobre sua saúde reprodutiva.
Neste post, vou responder às perguntas mais frequentes sobre o Implanon para te ajudar a tomar uma decisão informada sobre o melhor meio de evitar uma gravidez que não está nos seus planos atualmente.
1. O que é Implanon e como ele funciona?
O Implanon é um implante hormonal contraceptivo, pequeno e flexível, que é inserido sob a pele do braço. Ele libera continuamente o hormônio etonogestrel, que tem a função de impedir a ovulação e de alterar o muco cervical, tornando mais difícil para os espermatozoides chegarem ao útero e fecundarem um óvulo.
2. Para quem é indicado o Implanon?
O Implanon é indicado principalmente para mulheres que buscam um método contraceptivo de longa duração, prático e de fácil manutenção.
Ele é recomendado a toda mulher sexualmente ativa, que não deseja ter filhos no momento, mas também não quer se preocupar com a administração diária de anticoncepcionais.
Não deve ser confundido com o “chip da beleza”, que tem apenas finalidade estética e não é aprovado pela Anvisa.
Outra eficácia do implante contraceptivo hormonal é na atuação do controle de sintomas de condições como a SOP, a endometriose e o sangramento uterino anormal, uma vez que os hormônios ajudam a reduzir a intensidade da menstruação, aliviando os incômodos.
3. O Implanon possui efeitos colaterais?
Assim como qualquer método contraceptivo hormonal, o Implanon pode apresentar alguns efeitos colaterais, de forma rara e não comum a todas as mulheres.
As queixas mais frequentes incluem alterações no ciclo menstrual e dor de cabeça, sintomas que passam com a adaptação do implante.
4. Quem não pode usar o Implanon?
Embora o Implanon seja uma excelente opção contraceptiva para muitas mulheres, existem algumas condições em que o método não é recomendado, como:
- Histórico de câncer hormônio-dependente, como câncer de mama.
- Doenças tromboembólicas, como trombose ou embolia pulmonar.
- Problemas graves no fígado.
- Alergia ao etonogestrel ou a outros componentes do Implanon.
- Mulheres grávidas ou que suspeitam de gravidez.
5. O Implanon interfere no ciclo menstrual?
Sim, o Implanon pode causar alterações no ciclo menstrual, mas isso varia de mulher para mulher. Algumas podem perceber um sangramento irregular ou até mesmo ausência de menstruação (amenorreia), o que é perfeitamente normal e ajustado com a adaptação ao implante.
6. O Implanon tem ação imediata?
Não necessariamente. O Implanon começa a fazer efeito imediatamente se for inserido durante os primeiros cinco dias do ciclo menstrual. Caso contrário, o efeito contraceptivo será garantido após sete dias de uso, e, por isso, é recomendado usar um método adicional de contracepção, como o preservativo, até que o implante seja completamente seguro.
7. A partir de qual idade posso usar o Implanon?
Geralmente, o Implanon é indicado para mulheres a partir dos 18 anos. Ele pode ser utilizado por mulheres mais velhas, sem um limite máximo de idade, desde que a mulher esteja em boa saúde e sem contraindicações médicas, até a menopausa.
8. O Implanon afeta a fertilidade após a remoção?
Não, esse é um dos grandes benefícios do método, já que ele oferece proteção contra a gravidez por vários anos, mas permite que você retome sua fertilidade com facilidade.
A maioria das mulheres que desejam engravidar conseguem isso dentro de poucos meses após a remoção do Implanon.
9. Posso usar o Implanon novamente por quantas vezes?
Sim, o Implanon pode ser inserido novamente após a remoção, sempre após o período de três anos de uso. Não há um limite específico de vezes que você pode utilizar o método, desde que esteja em boa saúde, sem contraindicações e com acompanhamento do seu ginecologista.
10. O Implanon engorda?
Não há evidências científicas que provem que o Implanon cause ganho de peso significativo. No entanto, algumas mulheres podem perceber alterações no peso devido a outros fatores hormonais ou ao estilo de vida. O importante é observar seu corpo e, caso note mudanças que te incomodem, podemos ajustar seu método contraceptivo ou investigar outras causas.
11. Com o Implanon não preciso mais usar a “camisinha”?
Não, o Implanon não oferece proteção contra ISTs. Ele é eficaz apenas para prevenir a gravidez. Para proteção contra infecções, é fundamental usar preservativo, que deve ser combinado com o Implanon em caso de risco de exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
12. O Implanon pode ser colocado no consultório?
Sim! O Implanon é inserido no consultório médico, com o auxílio de anestesia local para garantir o conforto da paciente.
O procedimento é simples e rápido, e você pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia.
O processo leva apenas alguns minutos e oferece a segurança de um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia.
13. Lactantes podem fazer uso do Implanon?
Sim! O Implanon pode ser usado por lactantes, mas com algumas recomendações. Ele é considerado seguro para mulheres que estão amamentando, pois o hormônio liberado (etonogestrel) não interfere na produção de leite materno de forma significativa.
No entanto, a recomendação oficial é que o Implanon seja inserido após pelo menos 6 semanas do parto. Esse período é importante porque, logo após o parto, o corpo ainda está passando por intensas alterações hormonais e a introdução precoce do implante poderia, teoricamente, afetar a lactação em algumas mulheres.
Benefícios do Implanon
Agora que você já sabe o que é Implanon e se interessou por este método contraceptivo, confira os benefícios do seu uso:
- Alta eficácia
- Praticidade
- Proteção de longa duração por até 3 anos
- Discreto e confortável
- Não prejudica a fertilidade após a retirada
- Auxilia no manejo da SOP, do sangramento uterino anormal e da endometriose
Encontre uma especialista e tome a solução mais acertada para sua vida!
Escolher o método contraceptivo adequado é uma decisão importante e pessoal, mas que precisa de orientação profissional.
O Implanon oferece uma excelente opção para mulheres que buscam praticidade, alta eficácia e proteção a longo prazo, evitando a gravidez de forma contínua, sem a preocupação de esquecer de tomar a pílula. Mas optar por este método engloba uma série de questões, que precisam ser orientadas por um ginecologista especialista.Se você tem mais dúvidas sobre o que é Implanon ou outros métodos contraceptivos, agende aqui sua avaliação. Juntas, podemos encontrar a melhor solução para você, levando em consideração aspectos importantes da sua trajetória, direcionadas ao presente, mas pensadas também no futuro.