A criopreservação de óvulos, também conhecida como congelamento de óvulos, é um recurso poderoso para as pacientes que desejam garantir a fertilidade para o futuro.
No consultório, converso com muitas mulheres que, por diferentes motivos, querem adiar a maternidade, seja por projetos pessoais, carreira, estudos ou até pela ausência de um parceiro no momento.
Mas o importante é saber como se preparar para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Se você está cogitando essa possibilidade, saiba que a preparação faz toda a diferença para o sucesso do procedimento.
Desde a avaliação médica até o cuidado pós-procedimento, é necessário acompanhar cada etapa com atenção e profissionalismo.
A seguir, compartilho com vocês tudo o que costumo orientar às minhas pacientes sobre como se preparar para esse processo com segurança e tranquilidade. Acompanhe!
Preparação para a criopreservação/congelamento de óvulos
O primeiro passo para a criopreservação ou congelamento de óvulos é uma avaliação médica completa.
A paciente deve iniciar com exames que analisam a reserva ovariana, como o hormônio antimülleriano (AMH) e ultrassonografias.
Essas informações são fundamentais para entendermos quantos óvulos podemos esperar coletar e para planejarmos o melhor protocolo hormonal.
Além dos exames, também é importante avaliar a saúde geral da paciente e o seu histórico médico, presença de doenças como endometriose, hábitos de vida, uso de medicamentos e possíveis alergias.
Afinal, tudo isso é importante para evitar problemas durante a estimulação ovariana, fase em que os hormônios vão estimular seus ovários a produzirem mais óvulos.
Nessa fase, é importante que a paciente entenda cada passo da criopreservação de óvulos, tire todas as suas dúvidas e saiba que, apesar de envolver hormônios e acompanhamento intenso por alguns dias, é um procedimento que podemos conduzir com leveza e responsabilidade.
O que esperar do processo de congelamento de óvulos?
Após os exames e a avaliação, iniciamos a fase de estimulação ovariana, que costuma durar de 10 a 12 dias.
Nesse período, usamos medicamentos hormonais para estimular a produção de vários óvulos em um único ciclo.
É uma fase que exige comprometimento, ou seja, a paciente deve seguir as orientações, comparecer às consultas de acompanhamento e manter uma rotina saudável.
No dia da coleta, retiramos os óvulos por meio de um procedimento rápido, feito sob sedação leve. É seguro e geralmente bem tolerado.
Após a coleta, os óvulos maduros são imediatamente encaminhados ao laboratório, onde passam pelo processo de criopreservação.
Eles são congelados em nitrogênio líquido a temperaturas extremamente baixas, podendo ser utilizados anos depois.
No pós-procedimento, uma recomendação é o repouso no mesmo dia. Em geral, no dia seguinte a paciente já consegue retomar suas atividades habituais. Contudo, cada mulher responde de um jeito.
Cuidados e expectativas após a criopreservação
O congelamento de óvulos é uma forma de preservar a fertilidade, mas não uma garantia de gravidez.
Por isso, mesmo após a criopreservação de óvulos, é importante manter hábitos saudáveis para cuidar da sua saúde reprodutiva, mesmo que você não pretenda engravidar imediatamente.
A decisão de usar ou não esses óvulos pode vir anos depois e tudo bem. O importante é que você esteja informada e acompanhada por uma equipe que respeite suas escolhas e saiba orientá-la em cada momento.
Esteja preparada e bem acompanhada
A criopreservação de óvulos é uma excelente opção para quem deseja adiar a maternidade, mas sem abrir mão da possibilidade de ter filhos no futuro. Com uma boa preparação e acompanhamento, o processo pode ser tranquilo e eficaz.
Se você está pensando em congelar seus óvulos, ou quer entender melhor se ele é indicado para o seu caso, entre em contato comigo.
Sou a Dra. Jaqueline Neves, ginecologista e estarei ao seu lado para orientar cada etapa da sua jornada reprodutiva.
Afinal, eu ofereço um atendimento personalizado, onde escuto com atenção sua história, seus planos e suas dúvidas.
Seja para congelar óvulos, entender sua fertilidade ou apenas se informar, estou aqui para acolher, informar e cuidar de você com respeito e empatia. Cuidar do seu futuro reprodutivo é um ato de amor e autonomia!