Dra Jaqueline Neves

Será que colocar DIU dói? Veja o preparo antes do procedimento

Atualmente, dentro do mercado de contraceptivos, um dos métodos que está ganhando cada vez mais visibilidade e destaque é o DIU. Por isso, no post de hoje, trouxemos as principais informações sobre a inserção de DIU e o preparo.

O Dispositivo Intrauterino, que chamamos de DIU, surgiu no mercado de contraceptivos como um aliado muito poderoso, para mulheres que buscam uma contracepção realmente eficaz e de longa duração.

Contudo, quando chegamos ao momento de escolher colocar o DIU, diversas dúvidas e questões começam a surgir. É o caso, por exemplo, de se colocar DIU dói, como o procedimento é feito e quais são as orientações e preparos para a inserção do dispositivo.

Como sabemos que essas são algumas dúvidas muito comuns em mulheres que se decidiram por utilizar o DIU como método contraceptivo, desenvolvemos esse conteúdo para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto.

Então, se esse é o seu caso, você chegou ao post certo! Continue acompanhando a leitura aqui com a gente para conferir todos os detalhes.

O que é o DIU e quais são os tipos disponíveis?

O que é o DIU, como ele funciona e quais são os tipos disponíveis para as mulheres atualmente?

O Dispositivo Intrauterino é um dos métodos contraceptivos que as mulheres podem utilizar ao longo de suas vidas. A sua principal característica é ser um contraceptivo de longa duração e altamente confiável.

O DIU é um dispositivo bem pequeno, geralmente de plástico ou de metal, que o médico insere dentro da cavidade uterina para prevenir a gravidez. Por isso o nome Dispositivo Intrauterino.

Atualmente, existem dois principais tipos de DIU disponíveis: o DIU de cobre e o DIU hormonal, que possuem algumas diferenças simples, mas importantes. Conheça um pouquinho mais sobre cada um deles:

DIU de Cobre

O DIU de cobre é feito de plástico e possui em sua estrutura, alguns fios de cobre enrolados ao redor dele.

De modo geral, o cobre possui propriedades que são capazes de interferir negativamente na fertilização do óvulo e no transporte do espermatozoide. Isso torna o ambiente uterino muito mais hostil para que uma gravidez ocorra.

Geralmente, o DIU de cobre é uma alternativa bem interessante para mulheres que preferem um método contraceptivo sem hormônios.

DIU Hormonal

O DIU hormonal, como o próprio nome já sugere, libera continuamente uma pequena quantidade de hormônio progesterona no corpo da mulher.

Esse hormônio é capaz de tornar o muco cervical mais espesso do que o ideal, o que acaba dificultando a passagem dos espermatozoides. Além disso, a progesterona também afina o revestimento uterino, reduzindo o volume de sangramento menstrual.

Mas, independentemente do tipo de DIU que o médico indicar para você, esse contraceptivo oferece uma opção de contracepção eficaz e confiável e tem a vantagem de eliminar a necessidade de tomar pílula anticoncepcional diariamente.

Colocar DIU dói? Saiba Como é feita a inserção do dispositivo

Trata-se de um procedimento médico que, na maioria dos casos, é feito no próprio consultório do profissional de saúde, não havendo nenhuma necessidade de realizá-lo em hospitais e nenhum risco de precisar de internação.

Além disso, o processo de inserção do DIU em si também é super tranquilo e bem rápido, passando por algumas poucas fases, que incluem:

  1. Preparação para a inserção: antes da inserção, é provável que o seu médico converse com você sobre quais são as suas opções, para conhecer mais o seu histórico médico e as suas preferências. Isso vai ajudar a determinar o tipo de DIU mais adequado.
  2. Realização do exame pélvico: antes da inserção, é essencial realizar um exame pélvico para avaliar a posição do seu útero e determinar qual é o melhor ângulo para a inserção do DIU.
  3. Limpeza e anestesia: ocorre uma limpeza do colo do útero e da vagina antes do procedimento para minimizar o risco de infecção. Em alguns casos, pode ser preciso aplicar uma anestesia local para ajudar a reduzir o desconforto durante a inserção.
  4. Inserção: com o colo do útero pronto para receber o DIU, o médico insere o DIU através do colo do útero e o posiciona no seu interior, utilizando um aplicador especial que mantém o DIU dobrado até que esteja na posição certa.
  5. Verificação da posição: com o DIU já inserido, o médico verifica a posição do DIU usando um ultrassom para garantir que ele esteja posicionado da forma certa.
  6. Corte dos Fios: com tudo certinho, o médico cortará os fios finos do DIU e o médico finalizará o procedimento.

Principais orientações e preparos para a inserção do DIU

Agora que você já sabe um pouco melhor o que é o DIU, como ele funciona, quais são os tipos disponíveis e como é feita a inserção dentro do útero, vamos conferir quais são as principais orientações para se preparar para o procedimento:

Conversa com um médico sobre a inserção de DIU

Antes de decidir fazer a inserção do DIU, é essencial agendar uma consulta com um profissional para avaliar a sua saúde geral e discutir quais são as opções contraceptivas ideais para o seu perfil.

Agendamento do procedimento

Após decidir pelo DIU e qual tipo, é hora de agendar a inserção.

Ele deve ser feito durante o seu período menstrual, quando ocorre uma maior dilatação do colo do útero e a inserção fica mais fácil.

Higienização

No dia da inserção, é muito importante que você tome um banho e faça uma higienização delicada e cuidadosa antes do procedimento, para evitar infecções.

Vestimenta Confortável

Para o procedimento, prefira utilizar roupas bem confortáveis e soltinhas, para ajudar a minimizar qualquer desconforto após o procedimento.

Alimentação

Com relação à alimentação no dia da inserção, faça uma refeição leve e saudável. Dessa forma, você estará bem alimentada e evitará enjoos e ânsia.

Como você pode notar, os preparativos para a inserção do DIU são bem tranquilos e visam garantir o seu bem-estar durante e após o procedimento. Então, sempre siga todas as recomendações do seu médico.

Está à procura de um local seguro e confiável para fazer a inserção do seu DIU? Conheça o nosso espaço!

Na clínica da Dr. Jaqueline Neves, temos especialidade em inserção de DIU e diversos outros tratamentos ginecológicos e obstétricos. Portanto, contamos com tudo o que é necessário para a sua segurança e conforto antes, durante e após o procedimento.

Por isso, não deixe de agendar um horário com a gente para conhecer melhor as nossas especialidades e o nosso serviço de inserção de DIU. Afinal, estamos mais do que prontos para te auxiliar nessa jornada com segurança!

Artigos Relacionados

Saiba como evitar a diabetes gestacional e tenha uma gestação saudável

Saiba como evitar a diabetes…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Conheça os sintomas da endometriose e aprenda a lidar com a condição

Conheça os sintomas da endometriose…

A endometriose pode ser uma condição bem…

Cuidados pré-natais para uma gestação saudável

Cuidados pré-natais para uma gestação…

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma…

Close

Dra Jaqueline Neves

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta