Dra Jaqueline Neves

Parto humanizado: conceito, benefícios e características

Você conhece o conceito de Parto Humanizado? Essa é uma abordagem que reconhece a individualidade, a dignidade e os direitos das gestantes, promovendo uma experiência de dar à luz baseada em respeito, empatia e muito carinho.

Ao focar na conexão emocional e física entre a mãe e o bebê, o parto humanizado busca proporcionar um início de vida mais suave e amoroso.   

Após o nascimento, o contato pele a pele imediato é indispensável e faz parte do processo, permitindo que a criança sinta o calor e o aconchego materno. Dessa forma, fortalece o vínculo afetivo entre ambos desde o início.

Então, se você será mamãe em breve e está buscando entender melhor sobre a dinâmica do parto humanizado, como ele funciona, os benefícios e as suas principais características, você chegou ao lugar certo!  

Abaixo, vamos te contar tudo sobre essa incrível experiência e como ela pode agregar ainda mais à sua maternidade. Acompanhe!   

O que é parto humanizado: conceito e dinâmica 

O parto humanizado é uma abordagem no processo de dar à luz que coloca a mulher no centro dos cuidados e das decisões sobre como será o parto, promovendo uma experiência mais respeitosa, acolhedora e empática para a gestante e para o bebê.

Nesse modelo de parto, a mulher é vista como a protagonista do seu próprio parto, podendo expressar suas preferências e desejos para esse momento tão especial, enquanto é apoiada por uma equipe de profissionais que vai respeitar as suas escolhas, necessidades e sonhos.   

Desta forma, um dos pilares mais importantes do parto humanizado é a autonomia da mulher, que é incentivada a participar ativamente das decisões relacionadas ao seu parto e a expressar suas preferências em relação ao ambiente do parto.

Bem como às posições para dar à luz, ao uso ou não de medicamentos para alívio da dor e diversas outras intervenções médicas.   

Elas podem escolher se querem ter o parto no hospital, nas suas próprias casas ou em algum outro local que seja especial para elas, podem escolher quem desejam ter por perto neste momento.

Inclusive, podem se movimentar livremente, andar, tomar banho e ficar bem à vontade para esperar a chegada do bebê.   

Além disso, no momento do parto humanizado, as gestantes também são encorajadas a seguirem o ritmo natural do seu corpo, permitindo que o processo de dilatação e das contrações ocorra de forma progressiva, sem intervenções desnecessárias que possam interferir no processo.   

Humanização do parto

Portanto, a humanização do parto prioriza o suporte emocional, afetivo e físico para a gestante durante todo o trabalho de parto e no pós-parto imediato.

Resumidamente, o parto humanizado é uma abordagem que visa honrar a individualidade da mulher, reconhecendo sua força enquanto prioriza o bem-estar emocional e físico tanto da mãe, quanto do bebê durante esse momento tão especial da vida.   

Benefícios do Parto Humanizado 

O parto humanizado está se tornando uma abordagem cada vez mais buscada e admirada, e não é para menos!   

Sem dúvida, essa modalidade de parto tem muitos benefícios a oferecer para as mamães e para os bebês nos seus primeiros minutos de vida.   

Então, conheça a seguir um pouco melhor sobre os principais benefícios de optar pela modalidade de parto humanizado:  

Empoderamento da mulher

Como comentamos, o parto humanizado coloca a mulher no centro do processo de parto, permitindo que ela seja a protagonista da sua própria experiência.

Portanto, isso contribui para o fortalecimento da sua confiança e, ao mesmo tempo, da autoestima da mulher. Afinal, suas escolhas e decisões são respeitadas e valorizadas em um momento tão importante e especial.  

Menos intervenção médica

Por incentivar a fisiologia natural do parto, o parto humanizado acaba reduzindo a necessidade de intervenções médicas desnecessárias. 

Com isso, o uso de medicamentos, procedimentos invasivos e até mesmo a taxa de cesáreas tendem a diminuir.  

Recuperação mais rápida

Sem intervenções médicas desnecessárias, a recuperação da mulher após o parto tende a ser mais rápida e tranquila.

Afinal, menos medicações e procedimentos invasivos significam menos efeitos colaterais e complicações pós-parto.

Encorajamento do vínculo afetivo materno-infantil

O contato pele a pele imediato entre a mãe e o bebê é muito importante no parto humanizado, pois favorece a formação de um forte vínculo afetivo desde os primeiros momentos de vida.

Esse contato promove a liberação de hormônios que reforçam o laço emocional entre mãe e filho.  

Menos estresse no parto humanizado

O ambiente acolhedor e respeitoso do parto humanizado, com menor exposição a procedimentos invasivos e ao ambiente hospitalar como um todo, pode reduzir bastante o estresse da mulher durante o trabalho de parto.

Afinal de contas, ela estará em um ambiente muito mais confortável e acolhedor.

Melhor saúde emocional da mulher

O respeito às escolhas e desejos da mulher durante o parto humanizado e a presença de um apoio emocional adequado, contribuem para uma experiência mais positiva e gratificante.

Sem dúvida, isso tem um impacto positivo na sua saúde emocional após o nascimento do bebê.   

Principais características do parto humanizado

Outro aspecto importante sobre os partos humanizados e que não poderíamos deixar de compartilhar com você, são as suas principais características.   

Se você está na dúvida se o parto humanizado realmente é para você e se ele consegue oferecer tudo o que você busca na hora de dar à luz ao seu bebê, então, chegou a hora de descobrir!   

Basicamente, as principais características dos partos humanizados estão relacionadas ao respeito às mamães durante todo o processo e à promoção de um momento mais acolhedor. São elas:  

Principais características:

  • Autonomia da mulher para tomar decisões sobre o processo,
  • Respeito às escolhas e desejos da mamãe,
  • Criação de um ambiente acolhedor e familiar, que pode incluir a presença de objetos pessoais da gestante, iluminação suave, música relaxante e banheira. Assim como outras medidas que ajudem a tornar o espaço mais confortável;
  • Estímulo ao contato pele a pele entre a mãe e o bebê logo após o nascimento;
  • Suporte emocional e afetivo durante todo o trabalho de parto;
  • Estímulo à movimentação e posições naturais que sejam mais confortáveis para a gestante durante o trabalho de parto e o parto em si;
  • Uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banhos quentes, técnicas de respiração, entre outros;
  • Menor intervenção médica desnecessária;
  • Comunicação aberta e respeitosa entre a equipe médica, a gestante e seus familiares e amigos,
  • Cuidado pós-parto adequado, onde a mulher recebe suporte e orientação para a amamentação, cuidados com o recém-nascido e para a sua recuperação física e emocional.

 Agora ficou muito mais claro o porquê o parto humanizado está cada vez mais sendo procurado e adotado por gestantes ao redor de todo o mundo, não é mesmo?  

Com toda a certeza, essa é uma experiência mais que completa. Afinal, permite que o momento do parto seja único e muito mais especial do que nas modalidades de parto convencionais.

Então, vale muito a pena pesquisar a possibilidade de adotar o parto humanizado na sua gravidez. 

Sem dúvida, este momento marcará a sua vida e a do seu bebê para sempre! Se você gostou do conceito de parto humanizado e gostaria de ter mais detalhes sobre essa abordagem, não hesite em conhecer o nosso espaço! Estamos prontos para te atender e para transformar este momento em algo único!

Artigos Relacionados

Saiba como evitar a diabetes gestacional e tenha uma gestação saudável

Saiba como evitar a diabetes…

Receber o diagnóstico de diabetes gestacional pode…

Conheça os sintomas da endometriose e aprenda a lidar com a condição

Conheça os sintomas da endometriose…

A endometriose pode ser uma condição bem…

Cuidados pré-natais para uma gestação saudável

Cuidados pré-natais para uma gestação…

Os cuidados pré-natais são essenciais para uma…

Close

Dra Jaqueline Neves

Espero que goste desse artigo
escrito pela nossa equipe

Informações sobre consulta